Obter independência financeira é o sonho de muitas pessoas. Entretanto, para conseguir esse tão objetivo, é necessário planejar, economizar, ter foco e muita força de vontade.
Sendo assim, se você está a procura de conquistar a sua independência financeira, continue lendo este artigo. A seguir, você receberá dicas de como alcançar esse tão sonhado objetivo.
O que é independência financeira?
Em resumo, a independência financeira é quando a soma dos ativos de uma pessoa geram renda sem a necessidade de trabalhar. Ou seja: para um indivíduo ser considerado independente financeiramente, ele tem que viver de renda passiva.
Portanto, quando alguém é independente financeiramente, poderá viajar e viver da forma que desejar, durante o tempo que quiser.
Do mesmo modo, quando ocorrer algum imprevisto de saúde ou familiar, será possível absorver os impactos financeiros de tais imprevistos.
Dessa forma, conquistar a independência financeira trará benefícios para todas as áreas da vida. Além de criar uma relação saudável com o dinheiro!
Quais são os tipos de independência financeira?
Existem diversos tipos de independência financeira. Sendo assim, fica a critério de cada pessoa decidir qual o tipo que deseja. Então, a seguir você verá tudo sobre cada um delas.
Reserva de emergência:
Na reserva de emergência, você consegue ficar entre dois a dois meses sem ter um emprego formal. Ou seja, durante essa época você utiliza as suas reservas para garantir o pagamento das contas básicas de sua casa.
Independência de contas:
Quando você termina um ano sem dever nada, com seu CPF limpo e pagando todas as suas contas à vista. Assim, você inicia o ano sem dever a nenhuma empresa e a ninguém. Então, mantém um estilo de vida de acordo com o dinheiro que você ganha.
Liberdade de emprego:
É momento em que se você ficar desempregado, ainda continuará tendo dinheiro para viver sem problemas financeiros por um bom tempo com o dinheiro guardado.
Independência total:
A independência total, é quando você não precisa trabalhar e está livre de dívidas. Então, você tem a liberdade de viver de uma renda passiva. Ou seja, viver de rendas que você realizou investimentos e patrimônio.
Como conquistar a sua independência financeira?
A seguir vamos te dar dicas que poderão te ajudar a conquistar a sua independência financeira:
- Planeje as suas finanças
Em relação ao planejamento das suas finanças, você deverá relacionar todo dinheiro que você recebe e todo dinheiro que você distribui, seja ele para as despesas como aluguel, boletos, entre outros.
Então, utilize planilhas, cadernos e canetas, sendo algo que você poderá planejar e terá facilidade para acompanhar a sua vida financeira.
- Defina um teto para os gastos
Você deve saber ter limites para os seus gastos, sejam eles para alimentação, lazer, contas fixas, vestuário e presentes, por exemplo. Então, anote todos os seus gastos mensais.
- Defina suas metas de curto a longo prazo
Além de definir os seus limites mensais, você deve estabelecer as suas metas. Pois, quando você estabelece uma meta, fica mais fácil de ter controle com os gastos.
Você também pode criar uma reserva de emergência, procurar por opções para obter renda extra, entre outros. Portanto, a principal forma para obter a independência financeira é através do planejamento.